A melhor crônica dos últimos 15 minutos

Sobre o disco dos Titãs

O novo disco dos Titãs vem com o curioso título:  “A melhor banda de rock de todos os tempos da última semana”. O título já é bom, mas há a letra da música homônima é melhor. Começa assim: “Quinze minutos de fama/ mais um pros comerciais/ quinze minutos de fama/ depois descanse em paz” retomando a famosa frase de Andy Warrol.

Não nos é estranha a noção de que a fama é fugaz e passageira, já aprendemos a velocidade do nosso tempo. Para consegui-la vale tudo, desde sexo oral com o presidente dos EUA, ser engaiolado pelo Silvio Santos, ou até engolir sapos (já não como metáfora) numa programação televisiva literalmente sem limite.

Des-respeitável público, vejam só onde fomos parar, na posição de voyeurs da baixaria alheia. Vale a pergunta: o que faz lutar para algo que dura tão pouco e custa tanto. È a mesma pergunta que nos fazemos frente ao sujeito que colocou na boca sei lá quantos milhões de chicletes ou qualquer outra bobagem, para figurar no Guiness.

Para responder, basta olhar nossa vida besta, a de cada um e todos nós. Quem somos? Aquele que jogava bem na escola, que ganhou concurso de beleza,  de poesia ou bastante dinheiro com um negócio, que rompeu um noivado, que passou um tempo morando na Índia, enfim é infinito.  A sociedade exige credencias, currículo. Ninguém vale mais pelo nome que carrega, até os nobres aprenderam a fazer escândalo, todos temos que inventar um traço próprio.

Assim, a fama pode ser fugaz para os outros, mas para o sujeito torna-se um sobrenome, um atributo intrínseco. A genialidade de Andy Warrol foi de interpretar a transcendência que há dentro da fugacidade, são só quinze minutos, mas dentro deles cabe uma fama, assim como dentro de uma semana podem caber todos os tempos.

É bom lembrar que este disco é um adeus a Marcelo Fromer, o Titã que a música brasileira perdeu. Ao cantar a fugacidade brega do seu tempo, os colegas de Marcelo produziram um ato de afirmação:  nem tudo que brilha é ouro, mas ainda restam reservas de metal precioso. Um Titã se foi, ainda bem que restaram outros. As músicas ficarão por muito mais que quinze minutos ou uma semana.

28/11/01 |
(0)
Nenhum Comentário Ainda.

Comente este Post

Nota: Seu e-mail não será publicado.

Siga os comentários via RSS.